O Santuário e a imagem de Nossa Senhora de Fátima foram inaugurados em 13 de maio de 2012, com celebração e homenagem. Ficam localizados à Rodovia SC-445, que liga Siderópolis a Criciúma, atrás da capela São Francisco de Assis, na Vila São Jorge.

Passaram a fazer parte do Turismo Religioso de Santa Catarina, por ser o santuário mais alto. Os peregrinos e fieis, para chegarem até lá, passam pelo belo caminho de 370 metros.

A imagem foi esculpida pelo artista plástico Osvaldo Zanini (de Florianópolis), no ano de 2010. E o santuário foi construído por pedreiros da comunidade, sendo a obra projetada e executada pelo Engenheiro Civil Valter Salvaro, pelo arquiteto Arlon Fernandes, pelo engenheiro eletricista Valdir de Freitas e pelo engenheiro estrutural Alexandre Vargas. O monumento mede 28 metros, sendo que somente a imagem mede 21,5 metros. Estima-se que a área do local seja de 210 metros quadrados, sendo que no seu interior há espaços destinados, por exemplo, para o acendimento de velas e depósito de pedidos e graças alcançadas.

O Santuário foi patrocinado pela família Salvaro, em parceria com a associação de Moradores da Vila São Jorge e colaboradores, para as quais, segundo a história, a Santa apareceu em 1917. O santuário está aberto à visitação diariamente das 8h às 19h, sendo que todo dia 13 de cada mês, às 19:30h é rezado o terço, sob a responsabilidade uma comunidade diferente daquela.

Fonte: Livro Siderópolis, Uma cidade boa para se viver.

Fotos: Sidertur Nova Belluno