Subscribe Now
Trending News

Dicas sobre turismo

O que fazer

Construções Históricas

A Coruja (Civetta) 

Situado em Rio Jordão, o monumento “Civetta” foi um presente dos zoldanos à comunidade. A coruja é o símbolo do Vale de Zoldo, na Itália. Lá existe o Monte Civetta, que é muito belo e famoso. Os imigrantes sentiam muita saudade daquela bela montanha e…

Igrejas

Igreja Evangélica Assembleia de Deus 

Em meados da década de 40, alguns evangélicos vieram trabalhar na CSN de Siderópolis: Sr. Mauro Laurentino, Sr Augusto da Silva e Sr. Sebastião Motta. Os três eram conhecedores do evangelho e costumavam orar nas galerias de subsolo da mina, assustando, por vezes, outros mineiros…

Igrejas

Santuário Nossa Senhora de Fátima 

O Santuário e a imagem de Nossa Senhora de Fátima foram inaugurados em 13 de maio de 2012, com celebração e homenagem. Ficam localizados à Rodovia SC-445, que liga Siderópolis a Criciúma, atrás da capela São Francisco de Assis, na Vila São Jorge. Passaram a…

Igrejas

Igreja de Santa Bárbara 

Em Santa Catarina há apenas duas capelas construídas em madeira, e uma delas é a de Santa Bárbara. O tombamento da Capela como Patrimônio Histórico esta registrado no cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Criciúma desde 15 de dezembro de 2009. Sua estrutura…

Caseira

Centro de Eventos Ávila 

Amplo espaço para você e sua família criarem memórias maravilhosas em contato com a natureza. Trabalhamos com Casamentos, Eventos Corporativos e todos os tipos de locações de espaços/ambientes. Temos também no youtube um vídeo estilo a um documentário sobre o sítio, contando a história, mostrando…

Aceita reservas

Restaurante Somariva 

Comida tipica italiana,churrasco e sobremesas ! Horário de atendimento: Aberto domingos, feriados e também e reservas . Contatos: telefone : (48) 98814-7084

Cultura e História

Monumento do Gemellaggio 

Zoldanos, pioneiros do Rio Jordão, depois de 100 anos de colonização de Siderópolis, firmaram um pacto (em 1995) que selou a união de parentesco, tradição e realização com os zoldanos de sua terra de origem, ou seja: Forno di Zoldo, na Itália. A partir desse…

Grutas

Gruta da Serrinha 

Gruta com Imagem da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Imagem foi solenemente entronizada e benta na gruta no dia 12 de dezembro de 1954, com missa celebrada pelo Pe.Amilcar Gabriel, na presença de um grande números de fieis.

Aceita reservas

Aguaí Santuário Ecológico 

  O Aguaí Santuário Ecológico é uma propriedade privada, está localizado próximo à Barragem do Rio São Bento em Siderópolis e a cerca de 7km de distância do centro de Nova Veneza. Somos um Parque com atividades ao ar livre, possuímos trilhas, pedalinho, caiaque, tirolesa,…

Barragens e Usinas

Barragem do Rio São Bento 

A barragem e adutora do Rio São Bento também faz parte do sistema hidrográfico do município e foi inaugurada no dia 21 de junho de 2006. Foi construída para resolver os problemas de abastecimento de agua da região sul do estado, especialmente os da região…

Lugares

Janela Furada 

Com um furo no meio da pedra lembrando uma janela , ela é muito visitada por aventureiros amantes da natureza, é possível entrar no furo, e também subir em cima da pedra onde se tem um visual de um cenário único .

Construções Históricas

Casa de Pedra da Familia Remor 

A casa de pedra pertencia à família do imigrante Antonio Remor, filho de Michele Remor, o qual se estabeleceu na comunidade de Rio Jordão. Sua construção teve inicio por volta de 1905 e foi realizada por João Cercená e Arcângelo Remor. Como no terreno existiam…

Igrejas

Igreja Nossa Senhora das Dores 

Localizada no Jordão Médio, a igrejinha foi feita em madeira e, apesar de uma nova construção em alvenaria ser utilizada para as missas, a pequena igreja ainda é conservada pela própria comunidade.

Construções Históricas

Túnel da Estrada de Ferro 

Localizado no Centro no município de Siderópolis, o túnel da Estrada de Ferro, que possui 388,45 metros de extensão, corta o morro entre as comunidades de Santa Luzia e Ex-Patrimonio. Essa obra teve inicio em 1942, devido ao crescimento da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e…

Igrejas

Igreja de Santa Ana 

Para abrigar  a imagem de Santa Ana, que foi trazida da Itália pelos Imigrantes Italianos, construiu-se,  em 26 de julho de 1898, uma pequena  capela de madeira bruta, com campanário ao lado. Em 1928, a comunidade construiu uma nova capela no mesmo local da antiga,…

Igrejas

Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida 

Um pouco da nossa história. A paróquia de Siderópolis foi criada no dia 17 de janeiro de 1947, pelo decreto n. 17.537, homologado pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliverira, que elevou a capela de São João Batista à paróquia Nossa Senhora Aparecida,…

Cultura e História

Monumento ao Imigrante 

Numa pequena praça triangular, em frente ao Colégio Dom Orione, há placas em bronze incrustadas em uma enorme pedra de, aproximadamente, 25 toneladas, homenageando os imigrantes italianos que, laboriosamente, construíram esta comunidade. A primeira placa contem os nomes das famílias dos imigrantes colonizadores de Nova…

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira do Bianchini 

Cachoeira do Bianchini O município de Siderópolis é rico em água potável e as cachoeiras são um convite especial aos visitantes durante o verão. A mais procurada é a Cachoeira do Bianchini, localizada às margens da rodovia SID 159 na localidade de Rio Jordão Médio,…

Grutas

Gruta de Nossa Senhora do Universo 

A Gruta Nossa Senhora do Universo foi construída em 13 de Dezembro de 1970 ,sua festa acontece próximo à data de 15 de agosto ,que é data da Assunção de Maria , conforme tradição da igreja católica .