Um pouco da nossa história. A paróquia de Siderópolis foi criada no dia 17 de janeiro de 1947, pelo decreto n. 17.537, homologado pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliverira, que elevou a capela de São João Batista à paróquia Nossa Senhora Aparecida, então escolhida como padroeira do povoado conhecido como “Nova Belluno” (devido ao grande número de imigrantes italianos provindos da cidade de Belluno) e que posteriormente foi nomeado como Siderópolis, devido à enorme quantidade de minas de carvão existentes na região e as indústrias siderúrgicas que se instalaram na região, promovendo o desenvolvimento econômico da localidade. Nomeou por provisão o primeiro pároco Pe. Agenor Neves Marques (secular), o qual tomou posse no dia 6 de fevereiro de 1947. Este dinamizou e organizou a paróquia em associações e pastorais. Foi substituído pelo também padre secular Antonio Condlick (1948-1956). Com a chegada da Congregação “Pequena Obra da Divina Providência” (Orionitas) no ano de 1956 e a construção do seminário e colégio Dom Orione, então a paróquia passou a estar sob a orientação e administração dos padres orionitas. Assim sendo, padre Pietro Pellanda tornou-se o primeiro pároco religioso, trabalhando ali de 1956 a 1961. Depois disso, seguem as seguintes sucessões de párocos: Tarcísio Lovo, João Cruciani, Joaquim J. Martins, Fernando M. Campos, Doménico Sanguin, Antonio Pellanda, Ridz Antunes dos Santos, Braz Ricardo, José Nascimento, Claudinei Niedzwiecki, Vanderci Rocha,Pe. José Luiz Sauer Teixeira, Pe Claudio Peters. Atualmente a congregação continua seus trabalhos de evangelização junto ao povo de Deus de Siderópolis, sob a orientação pastoral e no carisma orionita confiados ao Pe. Roberto Silva(pároco) e dos vigários Pe. Paulo José Damin, Pe. Osvaldir Ribeiro Mendes e Pe. Valdemir Luiz de Bona. A ´presença orionita é motivo de muita alegria na cidade que relembra com carinho os tantos religiosos que por ali já passaram, ajudando não só na evangelização, mas também no desenvolvimento social, econômico e educativo de tantos sideropolitanos. A própria história da cidade se confunde com a história da presença dos orionitas. Nestes 71 anos de hist´ória, quantos sucessos e frutos de santidade já foram colhidos! Celebremos os 71.